Conheça a teoria de conspiração que deu origem a Stranger Things!


Inicialmente, quando a Netflix anunciou que produziria uma série dos Irmãos Duffer, em abril de 2015, o projeto estava sendo conhecido como Montauk, mas depois teve seu nome alterado para Stranger Things. O que poucas pessoas sabem é que a série é inspirada em uma forte teoria de conspiração durante da Guerra Fria, quando os EUA e a Rússia travaram confrontos de forma indireta.

O Projeto Montauk é uma antiga lenda que afirma que os Estados Unidos desenvolviam técnicas de guerra psicológica e recursos estratégicos exóticos, incluindo viagem no tempo, viagem no hiperespaço e invisibilidade. Os experimentos teriam sido realizados em Camp Hero, na base da Força Aérea em Montauk, em Long Island, e estariam ligados ao Experimento Filadélfia, que supostamente tornou invisível o destroyer de escolta USS Eldridge em outubro de 1943.


A causa da invisibilidade seria, na verdade, uma viagem no tempo. A lenda foi retratada em Projeto Filadélfia (1984), filme que mostra dois marinheiros que são transportados de 1943 para 1984, e teria despertado as memórias apagadas de Al Bielek. O homem afirma ser Edward Cameron, e ter viajado no tempo e participado de experimentos ao lado do seu irmão, Duncan Cameron.

Os relatos descritos no tal caso de Al Bielek deu forças para Preston B. Nichols e Peter Moon a escrever The Montauk Project: Experiments in Time. As obras são, atualmente, tratadas como ficção, pois não existe provas suficientes que o Projeto Montauk era verdadeiro. Os próprios autores adoram alimentar a teoria e também acreditam na mesma.

Transformado em parque, Camp Hero continua a ser visitado por curiosos em busca das instalações do governo que fizeram tais experimentos. Talvez por isso os irmãos Dufer tenham decidido mudar o título, saindo de Montauk, Long Island e indo para a fictícia Hawkins, Indiana. Os livros de Nichols, porém, contém preciosas pistas para quem está curioso sobre o futuro e os mistérios de Stranger Things, já que essa parece ser a principal base da série.


Créditos para a tradução da teoria no geral: Omelete
Conheça a teoria de conspiração que deu origem a Stranger Things! Conheça a teoria de conspiração que deu origem a Stranger Things! Reviewed by Maurício Junio on 11:00:00 Rating: 5

Comente com o Facebook:

Tecnologia do Blogger.