Conheça "Nós", ficção-cientifica que inspirou 1984 e Admirável Novo Mundo!


A editora Aleph acaba de lançar no Brasil um dos romances russos mais importantes do século 21: Nós, escrito na década de 1920 pelo autor Ievguéni Zamiátin. Sua importância é bem variada e sua crítica social está cada vez mais importante, já que a história se passa em um mundo totalitário onde as pessoas tem uma falsa liberdade e acabam se contentando com isso.

Mas a bem da verdade é que o livro foi inspirado nas experiencias vividas pelo autor durante a Revolução Russa, que aconteceu entre os anos de 1905 e 1917, e serviu como base para a criação da União Soviética. Mesmo sendo um livro russo, ele foi lançado no país de seu autor apenas em 1988, quando se adequou as regras do regime soviético.

Seu primeiro lançamento aconteceu em 1924, em uma edição inglesa lançada em Nova Iorque. O livro acabou conquistando os leitores americanos dando um sentido patriota para as pessoas, atacando a Rússia com aquela obra e com as ideias do autor. O livro ganhou uma edição russa em 1928, quando foi lançado em um jornal de emigrados, mas que não rendeu muitas polêmicas.

Nós serviu como base para George Orwell escrever a sua obra-prima, 1984. Além disso, Orwell afirmava que Admirável Novo Mundo é um livro derivado de Nós, por apresentar teorias, ideais e críticas semelhantes. Devido a tantas polêmicas, Aldous Huxley, autor da obra, escreveu uma carta em 1962 dizendo que escreveu o seu livro bem antes de conhecer a obra de Ievguéni Zamiátin.

Confira a sinopse do livro:
"Um governo totalitário, chamado Estado Único, supostamente pelo bem da sociedade, privou a população dos direitos fundamentais como o livre-arbítrio, a individualidade, a imaginação, a liberdade de expressão e o direito à própria vida. As pessoas não possuem nomes, mas sim números, e o Estado dita os horários de trabalho, de lazer, de refeições e até de sexo. Nesse mundo completamente mecanizado e lógico, conhecemos a história de D-503, um engenheiro que vive pleno e feliz (exatamente como ordena o grandioso Estado Único), mas começa a duvidar das próprias convicções ao conhecer uma misteriosa mulher que comete a ousadia de burlar regras, e que o contamina com a doença chamada imaginação."
O livro já está disponível nas lojas brasileiras.

Conheça "Nós", ficção-cientifica que inspirou 1984 e Admirável Novo Mundo! Conheça "Nós", ficção-cientifica que inspirou 1984 e Admirável Novo Mundo! Reviewed by Maurício Junio on 11:17:00 Rating: 5

Comente com o Facebook:

Tecnologia do Blogger.